Título de Eleitor



Assim como qualquer outro documento, o título de eleitor é importante pois dá ao cidadão brasileiro o direito de exercer a democracia, através da participação no processo eleitoral para eleger os seus novos representantes no Governo.

O título de eleitor é extremamente importante, pois além do seu uso nas eleições, o mesmo poderá ser solicitado em diversas outras ocasiões, tais como a posse de cargos públicos, renovação ou retirada de passaporte, solicitação e emissão do CPF aos maiores de 18 anos, e é exigido também para efetuar matrículas em faculdades e colégios.

Título de Eleitor

Título de Eleitor

Como tirar o título de eleitor?

Existe hoje duas maneiras bem simples e fáceis para você solicitar o seu título de eleitor, a primeira delas é comparecendo a qualquer Cartório da Justiça Eleitoral da sua cidade, ou ainda se preferir para a sua comodidade e conforto, pode solicitar o seu título pela à internet.

Para solicitar através da internet basta entrar no site www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net.

Como Tirar o Título de Eleitor

Como Tirar o Título de Eleitor

Ao acessar o portal preencha todo o formulário de identificação, é extremamente importante no campo título de eleitor sinalizar a opção “não tenho”, as outras opções disponibilizadas no sistema são para mudanças cadastrais.

Em seguida informe todas as informações solicitadas, após inserir todas as informações, inclusive o código de autenticação de segurança, clique em “confirmar”, será necessário informar mais alguns dados pessoais, após realizar todo o processo, clique em “próximo”.

Agora basta preencher o formulário com o seu endereço, escolha também o local que deseja votar, após informar todos dados solicitados você será direcionado para a etapa final, a qual consiste na confirmação dos dados, e conclusão do requerimento.

Imprima esse requerimento e compareça ao cartório eleitoral escolhido no ato da sua solicitação, você tem o prazo de 5 dias após o processo para concluir a sua solicitação do seu título.

Onde tirar e Agendar?

O agendamento permite que o eleitor garanta o dia e horário que deseja atendimento, tornando todo o atendimento mais prático e ágil, pois ao agendar o mesmo, o atendente estará aguardando por você. O agendamento e o local de retirada do título de eleitor devem ser realizados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de sua cidade.

Consulta

Como sempre a tecnologia vem facilitando o nosso dia a dia, e a mesma se aplica também quando o objetivo é a consulta do título de eleitor, para isso basta acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral através do endereço:  www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral/consulta-por-titulo.

Informe o número do seu título e pronto, o próprio site irá lhe informar a sua atual situação com o Tribunal Superior Eleitoral.

Consulta por Título

Consulta por Título

VEJA TAMBÉM:

Número do Título de Eleitor

No site do Tribunal Superior Eleitoral é possível em caso de perda, extravio, furto ou roubo do seu documento, obter o número do seu título, para isso basta acessar o seguinte endereço: www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral/consulta-por-nome.

Recuperação do Número do Título

Recuperação do Número do Título

Para obter o número , para isso basta informar o nome do eleitor e a data de nascimento do mesmo, em seguida será apresentado na  tela a numeração do seu documento, é extremamente importante que guarde ou anote a mesma, pois futuramente se ela for solicitada você a possuirá em fácil acesso.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder