SINESP Cidadão



Você sabia que existe um módulo de segurança, ou melhor, aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Sistema Nacional de Segurança Pública que permite a qualquer cidadão ter o acesso direto aos principais serviços do órgão, o qual é ligado diretamente ao Ministério da Justiça e Cidadania? Pois bem, o SINESP Cidadão foi criado com o intuito de auxiliar as pessoas para que possam pesquisar e verificar a situação de veículos. Com este serviço disponibilizado gratuitamente você tem a chance de certificar se um determinado veículo está com sua situação irregular ou mesmo se foi roubado, ou seja, ele te auxilia a verificar se determinado carro suspeito parado em sua rua não é objeto de alguma prática criminosa.

E como o aplicativo é gratuito, basta somente ter o acesso à internet para usufruir de suas funcionalidades. Veja a seguir todos os detalhes do SINESP Cidadão.

Sinesp Cidadão

Consulta situação de veículos fácil e rápido

Aplicativo SINESP Cidadão

O aplicativo foi idealizado e desenvolvido pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que é um órgão do Ministério da Justiça, e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados).

O objetivo desse aplicativo é de permitir e facilitar o acesso à informação por parte dos cidadãos aos serviços oferecidos pela SENASP. Sendo assim, o app foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente nas principais plataformas dos sistemas operacionais utilizados no Brasil, ou seja, Apple Store, Google Play e Windows Store.

Como qualquer aplicativo para smartphones, basta pesquisar na Store do seu aparelho a seguinte expressão “SINESP Cidadão” e fazer o download gratuito. E se você pensa que o aplicativo é pesado saiba que o mesmo ocupa um espaço de 2.12 MB do celular.

Além de poder fazer consultas e verificar a situação de carros, motos você pode pesquisar sobre mandados de prisão e pessoas desaparecidas. O aplicativo ainda oferece um interessante recurso: acionar a vibração do aparelho quando houver algum indicativo de roubo e/ou furto para o veículo pesquisado.

Aplicativo SINESP

Confira também:

SINESP Consulta de Placa de Veículo

Para consultar a placa de algum veículo é só clicar em “Veículos” no menu principal do aplicativo. O sistema lhe pedirá os dados completos da placa a ser consultada. Digite as 3 letras e os 4 dígitos que compõem a placa e, logo em seguida, clique no botão “Checar Situação”.

SINESP Consulta de Placa

Consulta de Placa

O resultado apresentará o nome e modelo do veículo, ano de fabricação e ano do modelo, cor, cidade e estado e os últimos números do chassi. Além disso, logo acima dessas informações detalhadas, o sistema lhe mostrará se a situação do carro é legal ou ilegal, roubado ou mesmo clonado.

SINESP Localizar Carros Roubados

Aplicativos como o SINESP Cidadão são excelentes ferramentas que auxiliam as pessoas a terem certeza sobre a situação real de um determinado veículo ou mesmo indivíduos. No caso específico de veículos, se ao fazer a consulta da sua situação e perceber que o mesmo foi furtado ou roubado é preciso agir com cautela.

Tanto a polícia quanto os demais órgãos ligados ao Sistema de Segurança recomendam que em situações assim o indivíduo não realize nenhum tipo de abordagem no veículo, mas que ligue imediatamente para a polícia através do número 190 e repasse a informação o mais detalhada possível, de modo que possam chegar rapidamente ao local e realizar os procedimentos de abordagem adequados.

Dessa forma, você estará contribuindo e auxiliando o proprietário daquele veículo, bem como dificultando a ação criminosa de bandidos com outras vítimas, ok? Se você concorda comigo é só deixar a sua curtida no botão abaixo. Até mais!

Download Aplicativo SINESP

Você pode baixar o aplicativo SINESP gratuitamente para as principais plataformas de dispositivos móveis:

Consulta Criminal

Para fazer uma consulta criminal é bem simples. Você precisa abrir o aplicativo SINESP Cidadão e clicar na opção “Desaparecidos”. Na janela “Pesquisa Básica” digite o nome da pessoa a ser consultado, o nome de sua mãe e a sua data de nascimento. Em seguida, clique sobre o botão “Pesquisar Pessoa” e observe o resultado que será apresentado na tela.

Desaparecimento de pessoas

Desaparecimento de pessoas

Note que abaixo desse botão existem outras opções, a saber:

  • Pesquisa Avançada: Onde o sistema lhe pedirá maiores detalhes sobre a pessoa a ser pesquisada como, por exemplo, a idade inicial e final, data inicial e final e UF (Unidade Federal).
  • Estados Integrados: O sistema apresenta na tela os estados e respectivos endereços das Delegacias de Pessoas Desaparecidas, para que possa entrar em contato se precisar.
Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder