Segunda Via RG



O RG (Registro Geral) é um dos documentos mais importantes e, portanto, solicitado para a maioria dos cadastros que o seu portador realiza, desde inscrições em provas e concursos, até as compras parceladas. Todo cuidado é pouco para não perdê-lo, afinal trata-se de um documento essencial para diversos procedimentos. Por isso, para que você que extraviou o seu documento, ensinaremos hoje como tirar a Segunda Via RG de forma bem simplificada, fácil e acessível.

Segunda Via RG

Segunda Via RG – Aprenda como emitir a segunda via da identidade

Uma boa dica é sempre carregar uma Xerox do original e guardar com segurança a verdadeira cédula junto com os demais documentos e só utiliza-la quando for exigido a sua apresentação. Mas se você está lendo este artigo após perder a sua, fique tranquilo que irei te mostrar o que precisará fazer, para solicitar a segunda via. Acompanhe-me!

Em que momentos se deve solicitar a segunda via do RG?

Você deverá pedir uma nova carteira de identidade se a sua primeira foi roubada, furtada ou mesmo extraviada. Se acontecer um desses casos é aconselhável que se dirija o mais rápido possível a uma delegacia para fazer o chamado BO (Boletim de Ocorrência), pois se alguém tentar usar o seu documento de má fé, você terá condições de comprovar que foi uma vítima.

Quando não acontecem esses motivos de “força maior” há a necessidade de solicitar uma nova via quando a mesma possui algum dano que prejudique o reconhecimento e a boa leitura ou, em alguns casos, quando a foto já é antiga e dificulta o reconhecimento do seu portador.

Como é feita a solicitação da 2ª via?

Você deverá fazer o procedimento semelhante ao realizado na primeira vez que tirou o seu RG. Em alguns estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, existe o Poupa Tempo que são estabelecimentos que tem como objetivo facilitar a prestação de serviços importantes como a solicitação de documentos.

Nos estados onde não existem as agências do Poupa Tempo é necessário que você se dirija até o departamento de Identificação Civil que, em alguns lugares é nas dependências da Policia Civil e em outros no Detran, dependendo do Estado em que você reside. Também é necessário ficar atento, pois a emissão da identidade em alguns locais necessita ser agendada. O agendamento da emissão da identidade pode ser feito no portal da instituição emissora do documento, quando for necessário.

Quais são os procedimentos para tirar o RG?

Você deverá apresentar os seguintes documentos: As certidões de nascimento original (ou autenticada) e cópia simples para as pessoas solteiras e, a Certidão de Casamento original (ou autenticada) e cópia simples para quem é casado; 02 fotos 3×4 coloridas ou em preto e branco e ainda realizar o pagamento de uma taxa que, em média, é de R$ 29,00., mas pode variar, dependendo do órgão Emissor.

Porém, se você precisa da segunda via por que foi roubado ou furtado é possível conseguir a isenção da taxa. Para isso, você deverá apresentar o boletim de ocorrência que comprove a ausência da primeira via do seu RG.

Em outros casos como, por exemplo, idosos e desempregados é possível conseguir a isenção com a declaração de pobreza. Primeiro que só quem tem direito são os desempregados que estão há mais de 3 meses sem trabalho registrado na carteira, homens com idade superior a 65 anos e mulheres com idade acima de 60 anos. Se você estiver em um desses requisitos deverá acessar o modelo da declaração neste link, baixar, imprimir e preencher.

Últimas considerações

É importante que você providencie o mais rápido possível a sua segunda via, pois dependendo da sua localidade o documento pode demorar para ser entregue e você logo precisará dele para as devidas apresentações exigidas.

Enquanto o novo modelo não fica pronto, guarde o BO (se for o caso de roubo, extravio e furto) e o comprovante da solicitação da segunda via que podem ser apresentados quando exigirem que você mostre o seu RG. Fica a dica!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder