Prouni 2018



Os estudante de baixa renda que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão se escrever no Prouni 2018, conhecido como programa Universidade para todos, as inscrições no programa começam no dia 31 de janeiro e vai até o dia 03 de fevereiro, o programa foi criado em 2004 pelo o próprio Governo Federal, o visando em oferecer aos contemplados bolsas de 50% ou até 100% em faculdades da modalidade particular. O Prouni 2018 acontecem apenas duas vezes ao ano dividido em 2 semestres.

ProUni 2018 - Inscrições, Vagas, Resultado

ProUni 2018 – Inscrições, Vagas, Resultado

Quem tem direito ao PROUNI 2018

Poderão realizar a inscrição no Programa Universidade Para Todos os candidatos que:

No que se refere à educação e acesso a oportunidades, se enquadre em algum dos perfis abaixo:

  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede particular na condição de bolsista integral;
  • Seja considerado pessoa com deficiência;
  • Seja professor da educação básica no exercício da função do magistério, e que queira concorrer a vagas de licenciatura.

No que se refere a critérios de renda:

  • Tenha renda familiar média bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer a bolsa de estudos de 50%;
  • Tenha renda familiar média bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a bolsa de estudos de 100%.

Vagas PROUNI 2018

O número de vagas disponibilizadas pelo programa varia de ano a ano, de acordo com a quantidade de vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino de todo o Brasil. No último ano, foram disponibilizadas 214.110 bolsas de estudo em todo o país, nas mais diversas áreas de atuação.

Inscrições PROUNI 2018

Inscrição Prouni 2018

Para se inscrever no Prouni 2018 é necessário que você tenha realizado na prova do Enem é obtenha média de 450 pontos na prova, você também não pode zerar a redação, é precisa atender os requisitos básicos para participar do programa. Se cadastre no SISU, programa de Sistema de Seleção Unificada, a mesma senha cadastrada no Enem 2018 é utilizada para se cadastrar no programa.

Como se Inscrever no Programa Prouni 2018?

Para realizar a inscrição no Programa Universidade para todos, basta que o estudante siga os passos indicados abaixo:

  1. Acesse o portal oficial do PROUNI do Ministério da Educação;
  2. Ao acessar a página do programa dentro do prazo de inscrições, clique no botão “fazer inscrição;

    Inscrições Prouni 2018

    Inscrições Prouni 2018

  3. A página de inscrição vai oferecer duas opções de cadastro: “Primeiro acesso” para estudantes que ainda não possuem cadastro no portal do Ministério da Educação e “Já sou Cadastrado” para estudantes que já possuem cadastro no sistema;

    Primeiro Acesso PROUNI

    Inscrição para Primeiro Acesso no Programa

  4. Preencha seu CPF, data de Nascimento, e o código da imagem. Em seguida, clique em “Efetuar Cadastro”;
  5. Preencha seu e-mail e escolha uma senha. Clique na caixa “Li e estou de acordo…”, e em seguida, clique em “Efetuar Cadastro”;

    E-mail de Contato PROUNI

    Preencher e-mail de contato para a inscrição

  6. Você receberá em seu e-mail uma mensagem com o link para efetuar seu cadastro. Acesse seu e-mail e efetive o seu cadastro;

    Email de confirmação do Prouni 2018

    Email de Confirmação. Clique no link da mensagem para confirmar o cadastro.

  7. Pronto. Seu cadastro estará efetivado. Basta clicar no link “Entrar no sistema”. Agora você deverá preencher ainda alguns dados para efetivar a sua inscrição;

    Entrar no sistema

    Entrar no sistema

  8. Acesse e edite a página de “Endereço e dados de contato”. Preencha todos os dados solicitados e marque a opção “Li e estou de acordo”;
  9. Em seguida, você deverá preencher os seus dados socioeconômicos. Preencha todos os dados solicitados no cadastro, para poder continuar com o processo, e clique no botão “Salvar e Prosseguir”;

    Dados Socioeconômicos na inscrição do Programa

    Dados Socioeconômicos na inscrição do Programa

  10. Insira as suas informações de raça e de cor, se você possui alguma condição especial. Após preencher todos os dados, clique em “Salvar e prosseguir”;

    Informações de Raça e necessidade especial

    Informações de Raça e necessidade especial

  11. Preencha todas as informações solicitadas sobre o seu grupo familiar e clique em “Salvar e prosseguir”;

    Informações de renda

    Informações de renda

  12. Confirme que todos os dados inseridos na sua inscrição são verdadeiros;

    Confirmação de dados

    Confirmação de dados

  13. Escolha até 2 opções de curso que deseja concorrer, clicando em “Escolher Curso”;
  14. Pesquise os cursos que possuam vagas disponíveis que você tenha interesse e adicione como primeira ou segunda opção.

Confira mais sobre educação no Brasil, e veja como se inscrever no SISUTEC 2018, o programa de distribuição de vagas do ensino técnico.

Cursos e Vagas Prouni 2018

Curso e Vagas Prouni 2018

O Prouni 2018 oferece bolsas parciais e integrais, isso vai variar de acordo com o curso as bolsas podem ser de 50% ou até 100% de mensalidade, a bolsa integral é analisada de acordo com a renda mensal e familiar de cada candidato, já a bolsa parcial é destinado aos candidatos que recebem até 3 salários mínimos por pessoa.

Agora os estudantes que conseguirem bolsas parcial (50%) podem também se cadastrar no próprio FIES 2018 (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para realizar o financiamento da outra parte da sua bolsa acadêmica.

Os financiamentos hoje facilita muito a vida de qualquer pessoa que não possuem condições para arca com o valor integral da faculdade, isso aumento o número de inclusões e aumenta também o acesso de diversas classes sociais a uma universidade.

Veja também: Pronatec 2018;

Resultado do Prouni 2018

Resultado PROUNI 2018Quando o período de inscrição é finalizado é feito uma pré-seleção de candidatos que foram aprovados e estão dentro dos requisitos de participação do programa, a aprovação é feita a partir das notas de ingresso ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o candidato é selecionado pela a primeira opção caso não tenha vaga a segunda opção é que passa ter prioridade. A data da divulgação dos resultados deste ano ainda não foram divulgadas por isso é importante os candidatos permanecerem atento (a) a todas as atualizações do programa.

O candidato contemplado pelo o Prouni 2018, deve comparecer o mais rápido possível na secretaria da instituição de ensino superior, portando todos os documentos que são mencionados para realizar a matricula. Depois que todas as informações forem analisada, o candidato assina apenas o termo de concessão a bolsa é pronto passa a ser um candidato (a) inserido no programa de bolsa.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder