PIS 2018



Como é sabido, todos os anos, a Caixa libera a tabela de pagamento do abono Salarial. Esse ano, como em anteriores, o PIS 2018 será liberado conforme o Calendário PIS, disponibilizado nos principais canais da Caixa, como: site, agência física e Casas Lotéricas, para facilitar o acesso à informação aos milhares de beneficiados em todo o país.

Se, por um lado, milhares de pessoas já desfrutam do abono salarial existem muitas outras que ainda possuem dúvidas quanto aos requisitos do programa. Mas, na verdade, o programa é bem simples e vale a pena conhece-lo. Continue comigo neste artigo.

PIS 2018 - Abono Salarial Caixa

PIS 2018 – Abono Salarial Caixa

Calendário PIS 2018

PIS é a forma simplificada de Programa de Integração Social e foi criado por volta dos anos de 1970 por meio de uma Lei Complementar 07/70, que tinha o objetivo de beneficiar os trabalhadores da iniciativa privada. De forma semelhante foi criada outra Lei Complementar, a 08/ 70 que é voltada aos benefícios dos trabalhadores do serviço público que passaram a contar com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

O abono salarial será liberado ao trabalhador de acordo com a data de pagamento do calendário pis 2018, que pode ser consultado abaixo:

Calendário PIS 2018

Calendário PIS 2018

A partir desse momento, o Governo passou a arrecadar os fundos para realizar os pagamentos em duas parcelas ao trabalhador, mas com o tempo, as regras foram mudando até que hoje, tanto no PIS quanto no PASEP 2018, o trabalhador cadastrado nos programas, recebe o abono em uma única parcela.

Qual o valor do abono salarial 2018?

Tanto os beneficiados do PIS quanto do PASEP recebem o valor de um salário mínimo vigente. Como o salário de 2018 já foi reajustado, os trabalhadores receberão o valor de R$ 1.002,00 que pode ser utilizado de forma livre.

Quem tem o direito de receber o PIS 2018?

Os trabalhadores que estão cadastrados no programa. Para isso, é importante conhecer alguns requisitos e regras, pois o cadastro é importante, mas existem outros detalhes que fazem alguns trabalhadores registrados no PIS receberem o abono enquanto outros não. Vejam quais são as regras abaixo:

  • É preciso que o trabalhador esteja cadastrado no PIS há mais de 5 anos;
  • Que tenha trabalhado, pelo menos, 30 dias no ano anterior do pagamento do abono com a carteira assinada;
  • Que receba, no máximo, 2 salários mínimos;
  • Que seu emprego seja em uma empresa que atue na iniciativa privada.

Como é feito o pagamento do PIS?

O trabalhador deverá consultar a tabela do pagamento do abono e verificar, a partir do mês de seu nascimento, qual é a data associada para a liberação do pagamento. Após esta data, o beneficiado poderá realizar a consulta e saque do PIS nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica (com o Cartão Cidadão ou então, se for cliente do banco, com o cartão de sua conta) ou nas Casas Lotéricas. É possível ainda realizar a consulta através do site da Caixa (www.caixa.gov.br) ou no aplicativo do próprio banco, caso seja um cliente que utiliza o sistema Internet Banking.

Como sacar o PIS 2018

O trabalhador que deseja sacar o seu benefício deverá se dirigir até uma agência da Caixa, ou também pode optar por se ir até um terminal de atendimento Caixa Aqui, além de lotéricas com convênios com a Caixa Econômica. Para realizar o saque do seu benefício será necessário que você possua o seu cartão cidadão, se você ainda não possuir um, você pode fazer-ló de forma gratuita em qualquer agência bancária da Caixa, ou se preferir poderá usar a sua carteira de trabalho.

Se você já possuir uma conta corrente na Caixa Econômica Federal, o valor já poderá cair de forma simples e rápida na sua conta, então se você solicitar o benefício, fique de olho em sua conta bancária pois o mesmo não demora muito para cair.

Extrato do PIS

Extrato do PIS

Extrato do PIS – Consulte se você possui direito ao Abono Salarial 2018.

Você não sabe se possui direito de sacar o seu PIS? Então será necessário você tirar um Extrato do seu benefício para saber se possui direito ao mesmo ou se o mesmo já foi liberado para realizar o saque, você pode tirar um extrato do seu Abono Salarial de diversas maneira, são elas:

  • Se você possuir seu cartão cidadão em mão, você pode facilmente se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal e emitir/consultar seu extrato do pis 2018 diretamente no terminal;
  • Você ainda pode consultar seu extrato em postos de atendimento credencias, esses postos levam o nome de Caixa Aqui, em lotéricas ou até mesmo no atendimento de uma agência da Caixa, basta possuir em mão a sua carteira de trabalho ou seu cartão cidadão;
  • Se preferir você pode consultar o seu extrato do PIS pelo telefone no número 0800 726 0207, você não paga nada por está ligação;
  • E a maneira mais prática para você consultar o seu extrato do PIS é através da internet, mais necessariamente no portal da Caixa Cidadão. Para isso é necessário possuir em mão o seu número do PIS e também realizar o cadastro de uma nova senha, caso você nunca tenha acessado o serviço via internet.

Ao sacar o Pagamento PIS 2018

Os últimos pagamentos do calendário 2017-2018 serão em março (para os nascidos nos meses de março e abril) e em abril (para quem nasceu em maio e junho). O prazo máximo para o saque do PIS é até o dia 30 de junho de 2018.

Quem não sacar o seu benefício até esta data não poderá recupera-lo uma vez que, o valor retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador. O benefício não é cumulativo e, caso não o receba este ano deverá contar com o próximo abono do ano seguinte no valor do salário mínimo 2018 que estiver em vigor.

O abono salarial 2018 é de R$ 1.002,00 esse mesmo é um grande auxílio para a vida de milhares de pessoas. Então fique atento para não perder o pagamento do seu benefício e assim contar com aquela grana esperada. Gostou desse artigo? Então não se esqueça de deixar a sua curtida no botão abaixo. Até mais!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder