Número do NIS



O Número de Identificação Social (ou simplesmente Número do NIS) é o número de documento que vincula o trabalhador à previdência Social. Esse número é fundamental para que deseja contribuir e se aposentar, conseguir um emprego com carteira assinada, ou sacar seus benefícios sociais na Caixa Econômica Federal. Mas onde encontrar o Número do NIS? Confira abaixo e esclareça as suas dívidas.

Como Consultar o Número NIS

Como Consultar o Número NIS

Para que Serve o Número do NIS?

Para conseguir controlar todas as pessoas que naturalmente iriam se cadastrar nesses projetos e usufruir de uma ajuda do Governo Federal, foi criado o Número de Inscrição Social (NIS), o qual, é usado pelo Governo para controlar o número de bolsas expedidas. Além disso, o número também é usado para:

Por isso que é de fundamental importância conhecer esse número e sempre mantê-lo guardado, para que quando for necessário usá-lo, tenha-se a possibilidade de lembrar dele. Para quem não se lembra qual o NIS, existe alguma maneira bem práticas e fáceis de encontrar esse número, todas gratuitas.

Como saber o número do NIS?

O número do NIS está presente em diversos documentos do trabalhador brasileiro. Esse número é essencial para que deseja realizar saque de benefícios sociais, como o Bolsa Família 2017, Seguro desemprego, Fundo de Garantia, entre outros, além de ser o número que vincula o cidadão à previdência Social. Você pode encontrar o Número do NIS nos seguintes documentos:

  • Na carteira de trabalho: O número do NIS está presente junto com a foto e com os dados de identificação do trabalhador. O número de Inscrição social pode estar listado como NIS, NIT ou ainda como PIS/PASEP;
  • Na carteira de Identidade: Alguns modelos de Identidade também já possuem o número do NIS. Nesse documento, o Número costuma ser listado como PIS/PASEP. Carteiras de identidade muito antigas, entretanto, não possuem o número de identificação;
  • No Cartão Cidadão Caixa: Esse documento é usado para fazer saques e consultas de benefícios sociais na Caixa Econômica Federal. Nesse documento, o número impresso no cartão é o Número do NIS;
  • No cartão Bolsa Família: Outro documento que lista o Número do NIS é o Cartão Bolsa Família. Nesse documento, assim como no cartão Cidadão, o número impresso também é o número do NIS, mas é o número da pessoa que o cartão está no nome.

Consulta Número do NIS

Além dos documentos, também é possível pesquisar o número do NIS diretamente pelo CPF, no portal DATAPREV da Previdência Social Brasileira. Para consultar o Número do NIS pelo CPF, é necessário:

  • Nome completo do beneficiário;
  • Número do CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe do beneficiário.

Número do NIS pelo CPF

Um primeiro passo para consultar o NIS é acessar o site http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html. Depois que já estiver com essa página aberta, uma segunda ação a ser feita é preencher todos os campos. Primeiro, você deve colocar o seu nome completo, conforme está no RG.

Como Consultar NIS pelo CPF

Assim, caso em seu documento o nome estiver por alguma razão cortado, você deve inscrever no site o nome cortado, para que assim, ele fique igual ao do seu documento e não haja nenhum tipo de problema nesse preenchimento.

O segundo passo é colocar o nome da sua mãe de forma completa, não há a necessidade de preencher o nome do pai nesse seu cadastro inicial. Um terceiro passo para ter a sua consulta NIS é colocar qual é o seu CPF.

Por fim, uma última etapa para consultar o NIS é a data de nascimento, a qual deve ser verdadeira, para que essa consulta seja realizada com mais detalhes e todos os números do seu NIS sejam expostos na tela do seu computador.

Como Saber o Número do NIS?

Outra forma de realizar essa consulta do NIS sem ser online é indo até uma agência de assistência social do Governo Federal, presente em sua cidade, munido com os seus documentos:

Assim que chegar a esse local, será feito um atendimento exclusivo por um funcionário do Governo, que irá recolher os seus documentos e fazer algumas perguntas, para se certificar da sua identificação. Ao final, ela dirá qual o seu NIS e algumas ações que podem ser feitas com o uso desse número.

Esse processo pode ser um pouco mais demorado do que a forma online, pois pode ter filha dentro dessa agência, mas ainda assim, é bastante prático de ser realizado.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder