IPVA Atrasado – Multa, Como Pagar, O que fazer



Quem por qualquer tipo de motivo, tenha deixado passar a data de pagamento do Imposto automotivo, caracterizando IPVA atrasado, deve regularizar essa situação o mais rápido possível, pois, com esse documento sem pagamento, corre-se o risco de ter o carro apreendido, além de sofrer com o pagamento de multa por trafegar com veículo irregular.

Mas você sabe qual a multa por ter o IPVA Atrasado? E como regularizar sua situação depois de deixar o prazo passar? Onde pagar a sua guia do imposto vencida? Confira abaixo nossas dicas e descubra essas respostas.

IPVA atrasado

IPVA atrasado – Como pagar

IPVA Atrasado: O que fazer

Existem dois tipos de situações para resolver o problema de um IPVA que esteja com o pagamento atrasado. Caso esse imposto esteja atrasado menos de um ano, ou seja, essa cobrança for ano que ele foi lançado, por exemplo, necessita-se pagar o IPVA 2018, ainda no ano de 2017, basta acessar o site do Detran do Estado em que se mora e retirar a segunda via desse boleto, já com os juros, a multa e a correção monetária incluídos.

Para tirar essa segunda via, basta colocar o RENAVAM do carro e a placa e clicar em imprimir segunda via IPVA, para ter em mãos esse boleto e conseguir realizar o seu pagamento.

Uma segunda situação, mais complicada de resolver, para quem atrasou o pagamento do IPVA, é caso ele esteja atrasado a mais de um ano. Nesse caso, o sistema do Detran não permite a emissão da segunda via e será necessário ir pessoalmente até um posto da Secretaria a da Fazenda mais próximo, com o documento do carro, para conseguir retirar a segunda via desse boleto e negociar as condições de pagamento.

Dica: Os clientes do Bradesco tem uma opção a mais para o pagamento do IPVA atrasado, graças a ferramenta do Bradesco IPVA, com a qual é possível quitar seus débitos dentro do portal do banco. Confira!

Às vezes, conseguindo quitar esse IPVA, com um valor mais baixo do que o devido, descontando um pouco dos juros de mais de um ano de atraso. Nos dois casos, depois que estiver com a segunda guia do IPVA em mãos, basta ir até uma agência bancária quitar essa cobrança.

Veja também: Como pagar o licenciamento 2018 em atraso;

Multa IPVA atrasado

A multa por quem atrasar o IPVA será de 20% em cima do valor cobrado nesse imposto, por isso, vai variar de pessoa para pessoa, já que, a cobrança do IPVA varia em função do tipo de carro que cada pessoa tem e do ano que ele foi fabricado, quanto mais novo o carro, mais caro é o IPVA.

Como pagar o IPVA atrasado

É bastante simples realizar o pagamento de um IPVA atrasado, basta obter a segunda via dessa fatura, seja no site do Detran ou ainda em uma sede da Secretaria a da Fazenda, ir até uma agência bancária com essa fatura atualizada e quitar esse boleto.

Uma outra opção é fazer o pagamento pela internet, nesse caso, basta acessar o site do banco que se tenha conta e clicar em impostos estaduais, pagamento de IPVA, para conseguir regularizar a situação junto ao Estado.

Qual a multa pelo IPVA atrasado?

A multa é de 20% sobre o valor do IPVA em atraso, portanto varia de pessoa para pessoa.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder