IPVA atrasado – O que fazer? Multa, como pagar



O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma tributação estadual obrigatória paga pelos proprietários de veículos automotores para obtenção do licenciamento do veículo permitindo que este circule pelas ruas. Mas muitas pessoas ignoram as consequências que o IPVA atrasado pode acarretar, e podem acabar ficando inadimplentes. Caso isso aconteça, não há nenhum tipo de motivo para uma grande preocupação, já que resolver esse tipo de situação é muito mais fácil do que parece, basta seguir alguns passos simples que esse IPVA atrasado pode ser pago, já incluídos os juros e a multa pelo atraso.

IPVA atrasado

IPVA atrasado – Como regularizar o Imposto

O que fazer para pagar IPVA atrasado

Para pagar um IPVA atrasado, basta entrar no site do Detran do seu Estado, seja ele qual for e ver quais são os débitos que o seu veículo possui, pois, caso esteja atrasado mais de um ano, não será possível fazer a impressão dessa via atrasada por meio do site. Nesse caso, caso o seu IPVA esteja em atraso a mais de um ano, será necessário ir até a Secretária de Finanças do seu Estado e pedir uma segunda via desses débitos atrasados, negociando o valor e a forma como elas podem ser pagas.

Já que, dependendo do quão atrasado o seu IPVA estiver, é possível negociar o pagamento dessa dívida em parcelas mais baratas, assim, esse pagamento acaba não prejudicando todo o seu orçamento familiar e o Estado recebe um dinheiro, o qual, possa ser útil para ele realizar uma série de ações necessárias, como por exemplo, o recapeamento das ruas.

Pois, todo o dinheiro recebido pelo estado por meio do IPVA, deve ser usado em reformas para melhorar o trânsito e ações educativas, as quais, possam influenciar os motoristas a dirigirem de maneira mais segura.

Qual o valor do IPVA atrasado?

Para quem atrasar o IPVA, saiba que os juros e as multas em cima desse atraso, irão variar conforme o tempo em que esse tributo estiver em atraso. Assim, para quem atrasou apenas um mês e logo em seguida, já foi realizado a quitação, o valor será menor, já que os juros ainda não terão acumulado.

Agora, para quem deixou o IPVA 2017 vencer por quase um ano, esse valor será maior, mas, pelo menos, poderá ser feito um parcelamento nesse débito. A multa cobrada pelo atraso será de 20% sobre o preço original a ser pago, enquanto os juros estão na casa de 1% a cada mês desse não pagamento.

Como pagar IPVA atrasado

Para quem regularizar a situação do Imposto em atraso, é necessário imprimir a segunda via da guia do imposto pelo site do Detran do seu estado. O boleto já será emitido com o valor do IPVA atrasado com juros, então basta pagar a guia dentro do prazo para regularizar a situação do licenciamento do veículo.

Com esse boleto em mãos, o pagamento pode ser feito direto em uma agência bancária ou ainda pela internet, preenchendo os dados fornecidos, vai depender da sua preferência e do modo como for mais conveniente para você.

Qual a multa pelo IPVA atrasado?

Segundo o código de transito brasileiro, circular com veículo com licenciamento em atraso é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,54, 7 pontos na carteira de habilitação e ainda ter o carro apreendido pela autoridade fiscalizadora. É um muito alto para o cidadão correr, portanto é bom manter em dia o pagamento da guia do imposto do veículo.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Um comentário - Adicionar novo comentário

Responder