IPVA 2017: Calendário, Consulta e Mais



Como de costume todo o ano é pago uma taxa nomeada de IPVA que é um valor destinado a apropriação de um veículo, seja ele ônibus, micro-ônibus, moto, caminhão, carro e vários outros meios de transporte que precisa fazer contribuição anual desse imposto. Para quem não conhece os transmites do IPVA 2017, é bastante interessante que continue lendo o artigo, pois esse valor é pago por muitos usuários todos os anos e os mesmo desconhecem as razões da contribuição.

IPVA 2017

Para quem não sabe o IPVA é um imposto aonde o seu valor é determinado e de responsabilidade da Secretaria do Estado, sendo assim e basicamente como ser fosse tabelado, o valor varia de acordo com o modelo e o veículo, outra coisa que influencia bastante é o Estado, pois a alíquota referente a cobrança do imposto faz variação em cima disso.

IPVA 2017

IPVA 2017

O Pagamento do IPVA deve ser efetuado sempre em janeiro e abril, determinando e seguindo as datas de vencimento dos boletos de cobrança do imposto, conforme a numeração da placa do veículo, sendo realizado o pagamento do Imposto do IPVA 2017 avista o usuário ganha ainda até 8% de desconto sob o total da cobrança.

Mais caso esteja apertado o seu orçamento, ainda é disponibilizado ao usuário o pagamento do imposto parcelado em até 3x, porém nesta modalidade de escolha o direito ao desconto é cessado.

O IPVA é um imposto de caráter obrigatório, sendo assim pode ser que na guia de pagamento venha cobrando algum seguro ou serviços e tarifas referente a instituição financeira ou até mesmo do Detran, quem é responsável pela a emissão da GRD é o próprio Banco Bradesco.

Muitas pessoas ainda não sabem, mais esse ano não será cobrada a tarifa do seguro DPVAT que também é um seguro obrigatório.

Consulta IPVA 2017

Como o imposto é do IPVA é vinculado ao Detran, você consegue realizar a consulta inteiramente gratuita, basta apenas ter acesso a internet e seguir as seguintes recomendações:

  • Você deve acessar o site do Detran de sua cidade, neste caso o site a qual estou fazendo referência, é do Detran do Rio de Janeiro www.detran.rj.gov.br;
  • Você deve informar o seu RENAVAM;
  • Logo em seguida preencha as informações solicitadas e o código de segurança;
  • E pronto e só clicar em consultar.Tendo a disponibilidade do boleto em mãos, o pagamento pode ser efetuado de qualquer agência bancária, porém vale lembrar que o IPVA não pode ser pago em cheque.

Pagamento do IPVA 2017

O pagamento do IPVA dos anos anteriores do seu veículo pode ser realizado no mesmo processo do que do que o ano de vigência, sendo pago de acordo com a disponibilidade usuário, seja ela em pagamento único ou dividido em até 3 parcelas.

Confira como pagar seu IPVA nos principais Estados:

Vale ressaltar que o pagamento do imposto do IPVA é obrigatório, sendo assim a falta de pagamento, torna o seu veículo irregular, podendo estar sujeito a processo de apreensão legal.

Desconto no IPVA 2017

A maioria dos estados brasileiros oferecem 3 regimes de pagamento do imposto do licenciamento automotivo para 2017:

  • Em conta única, com desconto (o desconto varia de estado para estado);
  • Em conta única, sem desconto (não disponível em todos os estados);
  • Parcelado, sem desconto, com primeira parcela para janeiro (o número de parcelas também varia de estado para estado.

Os descontos já divulgados para o pagamento antecipado do IPVA 2017, por estado, são:

  • São Paulo – 3% para pagamento em parcela única, em janeiro de 2017;
  • Sergipe – Sem desconto, com pagamento em parcela única feito entre Março e Novembro de 2017 (dependendo do final da placa do veículo);
  • Minas Gerais – 3% de desconto, em parcela única, para o dia 9 de janeiro de 2017;
  • Mato Grosso do Sul – 15% de desconto, em parcela única, para o dia 30 de janeiro de 2017;

IPVA atrasado 2017 – Como pagar?

Se você deixou passar o prazo do IPVA, não precisa entrar em pânico: é possível regularizar a situação do seu IPVA atrasado de maneira muito simples: basta acessar o site do Detran do seu estado, e solicitar a emissão do boleto do Imposto.

IPVA Atrasado

IPVA Atrasado – Confira como legalizar o seu imposto

O boleto será acrescido de correção monetária, e mais multa de 0,33% ao dia, portanto é essencial que você regularize a situação do seu imposto o mais rápido possível, para não perder o prazo do licenciamento do seu veículo.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.548 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

6 Comentários - Adicionar novo comentário

Responder