IPVA 2017 MG – Imposto Minas Gerais – Valor, Consulta, Pagamento



O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um importante tributo que é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. O valor do imposto difere de modelo para modelo de veículo já que levam em consideração fatores determinantes como o tempo de utilização e o modelo em si.

IPVA 2017 MG Minas Gerais

IPVA 2017 Minas Gerais – Calendário IPVA, Tabela

Por outro lado, o IPVA é cobrado em todo o país, mas o seu valor difere em cada estado chegando a ser mais alto em uns e mais baixo em outros. E, independente do valor cobrado, a Secretaria de Estado da Fazenda destina 50% da arrecadação para o município em que o veículo foi licenciado e os 50% restantes são destinados a realização de importantes obras públicas como a melhoria em asfaltos e rodovias dos Estados.

Consulta IPVA 2017 MG

A consulta é simples, rápida e gratuita. Ao acessar o site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputEmissaoGuiaArrecadacaoIpvaPorMarcaModelo.action) você terá como opções: Emissão de IPVA 2017 e de Licenciamento, Consulta do IPVA por Marca/ Modelo, por Renavam e Escala de Vencimentos. É só escolher a opção e informar os dados solicitados.

Consulta ao IPVA 2017 MG

Consulta ao IPVA 2017 MG

Para emitir a sua Guia de Pagamento é só clicar em “Emissão” e depois em “IPVA”. Informe o número do Renavam, o ano de exercício e o código de verificação e depois clique em “Continuar”. Com o boleto gerado é só imprimir para fazer o pagamento.

Como é feito o pagamento?

Você pode pagar o seu IPVA em qualquer agência bancária como é o caso da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Mercantil do Brasil, Mais BB, Bancoob, Banco Postal e Casas Lotéricas.

Você também pode pagar o IPVA só com a apresentação do Renavam nas agências anteriormente citadas com dinheiro em espécie ou então com cheque, desde que o mesmo seja do proprietário e nominal à Secretaria do Estado da Fazenda.

Você ainda tem a opção de pagar em parcela única ou dividir em até três vezes. Contudo, esta possibilidade somente é disponibilizada para o proprietário que efetivou o pagamento da primeira parcela dentro do prazo de vencimento.

Confira como é feito o pagamento no seu estado:

Se não pagar até o vencimento, o recolhimento do imposto será efetivado em uma única parcela no valor integral, ou seja, você deverá ficar atento aos prazos para não ter problemas.

Tabela de pagamento IPVA 2017 MG

Conhecida como escala de vencimentos, o período de pagamento compreende os meses de Janeiro e Março. As datas precisas são estabelecidas pela Secretaria de Fazenda e divulgadas a partir do segundo semestre para os novos valores, que serão cobrados no ano subsequente.

Tabela 2017 IPVA MG

Tabela 2017 IPVA MG

Valor do IPVA MG 2017

De acordo com a Secretaria (SEFA) as alíquotas do IPVA são as seguintes:

4% para automóveis, veículos utilitários e de uso misto, assim como outros não especificados;

3% para caminhonetes de carga como picape e furgão, e também para embarcações;

2% para motocicletas, motoneta, quadriciclo, triciclo, ciclomotor e outros veículos que são devidamente autorizados para a realização de transporte público rodoviário de passageiros que comprovem o registro de aluguel;

1% para veículos que são destinados a locação ou de propriedade de pessoa jurídica com atividade exclusiva de locação, ônibus, microonibus, caminhão, trator e aeronaves.

E, para fechar, a SEFA ainda disponibiliza uma cartilha com informações bastante úteis (http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/CartilhaIPVA.pdf) que respondem várias dúvidas sobre o IPVA.

Continue acompanhando o blog para saber de tudo em primeira mão. Cadastre o seu email e receba todas as nossas dicas. Até o próximo post!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder