IPVA 2017 DF – Imposto Distrito Federal – Valor, Consulta, Pagamento



O IPVA é um imposto que todo proprietário de veículo automotor deve quitar anualmente e, para quem mora em Brasília (DF) deve ficar atento às datas e valores para não perder o prazo. Vale lembrar que, quem paga o IPVA 2017 DF à vista terá o direito de quita-lo com desconto, isso se não tiver nenhum débito anterior.

Consulta IPVA Detran DF

Consulta IPVA Detran DF

O IPVA 2017, que significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo arrecadado pela Secretaria de Estado da Fazenda, ou seja, é de responsabilidade estadual. O contribuinte, por sua vez, deve cumprir corretamente com o pagamento anual, cuja arrecadação retorna a população, através de melhorias públicas em rodovias, estradas e outras importantes obras realizadas pelo governo.

Quem deve pagar o IPVA 2017 DF?

O tributo deve ser pago pelos proprietários de carros, motos, caminhões, embarcações, ônibus e aeronaves. Em contrapartida, são isentos do pagamento os veículos adaptados para os portadores de deficiência, máquinas agrícolas, veículos com potência inferior a 50 cilindradas e veículos que tenham mais de 15 anos de uso no Distrito Federal.

Valor IPVA 2017 DF

Os valores variam de veículo, modelo e alíquotas, sendo que estas são entre 1% e 6%. E você pode pagar o seu IPVA em cota única ou em até 3 parcelas, através de boleto que é aceito pelos principais bancos como é o caso do Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citibank, Bradesco, Casas Lotéricas e pontos autorizados pelo Detran.

Vale lembrar que se você optar pelo pagamento em uma única parcela receberá um desconto em torno de 5% na hora da quitação. Por outro lado, o contribuinte que deixa de pagar o IPVA corre o risco de ter o seu carro apreendido e ainda pagará o débito com acréscimo de multa.

Confira também os valores em outros estados:

Consulta IPVA 2017 DF

Você deverá acessar o link (http://www.detran.df.gov.br/consultar-veiculo.html), informar o número da placa do veículo (sem espaço), o Renavam, e depois clicar em “Consultar”. O sistema vai te informar as características do veículo consultado e se tiver, apresentará as multas que possui, assim como os débitos de taxas de licenciamento, IPVA e seguro obrigatório.

A consulta pode ser realizada a qualquer momento, gratuitamente e através de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet como smartphones, tablets e notebooks.

Se você não receber o boleto, que lhe é enviado pelos Correios, poderá retirar a Segunda Via para o pagamento do IPVA DF 2017 no site da Secretaria da Fazenda. Neste caso, você deverá acessar o link (http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=40) e na página informar o número do seu Renavam, selecionar o ano de exercício, escolher o tipo de Emissão (DAR do exercício ou da Dívida Ativa), o tipo de Consulta (Por Exercício ou Dívida Ativa) e depois clicar em “Executar”.

Da mesma forma que no modelo de pagamento anterior, a quitação poderá ser realizada em agências bancárias, Casas Lotéricas ou correspondentes autorizados.

Tabela IPVA 2017 DF

Por enquanto, só está disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda o calendário de pagamentos referentes ao IPVA 2016, cujos prazos finais serão encerrados em 13/05/2016. Para este ano, os valores cobrados são os seguintes:

Taxa de Licenciamento Anual – R$ 64,00

DPVAT – R$ 105,65

Calendário IPVA 2017 DF

Calendário IPVA 2017 DF – Confira as datas de pagamento no Distrito Federal

Os valores que serão cobrados para o IPVA 2017 DF ainda serão anunciados pela Secretaria de Estado e você saberá de tudo aqui, no blog, com todos os detalhes. Então não perca tempo, cadastre-se para receber dicas e novidades diretamente no seu email. Até mais!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder