Inglês sem Fronteiras



O Governo Federal, desde 2014 oferece uma nova forma de apoio aos estudantes que desejam se tornar Intercambistas do programa Ciências sem Fronteiras, uma iniciativa chamada de Idiomas sem Fronteiras. Essa é uma oportunidade que permite aos aspirantes do programa o aprendizado de um novo idioma, e atualmente o idioma que tem se destacado no programa é o Inglês, oferecido pelo Inglês sem Fronteiras.

Inglês sem Fronteiras

Inglês sem Fronteiras

Como uma oportunidade de aprender esse idioma universal, o aluno pode, através de aulas presenciais ou a distância, dependendo do caso, aprender, aperfeiçoar ou certificar a sua proficiência em inglês de maneira inteiramente gratuita, para que esteja então apto a participar do programa de intercâmbios de conhecimento internacional.

Objetivo do programa

O Inglês sem Fronteiras incentiva o aprendizado do Inglês nas instituições de ensino, além de promover uma mudança na maneira como o idioma é ensinado nas instituições de ensino do país, tornando seu acesso mais fácil e democrático. O programa serve para dar a oportunidade dos estudantes ingressarem no Ciências sem Fronteiras, para permitir o intercâmbio desses alunos a países em que as lições sejam dadas total ou parcialmente no idioma Inglês.

Assim o Inglês sem Fronteiras busca inserir cada vez mais o aprendizado do idioma nos campus, ajudando a capacitar professores e alunos, melhorando assim a qualidade do ensino do Inglês no país.

O programa é realizado através da aplicação de exames de proficiência e oferta de vagas em cursos presencias ou a distância do idioma inglês, de maneira gratuita.

Como participar

O programa do inglês sem Fronteiras é oferecido aos estudantes de todas as áreas da graduação que estejam aptas a participar do Ciências sem Fronteiras, de cursos de pós graduação strictu sensu, além de servidores e professores de instituições federais de ensino superior e técnico.

Basicamente Inglês sem Fronteiras é dividido em três “ações”, com objetivos distintos:

  1. MEO – ou My English Online – é o curso a distância oferecido gratuitamente pelo Governo Federal aos estudantes de Instituições de ensino superior públicas e particulares vinculadas ao programa ciência sem fronteiras;
  2. Os Cursos presenciais do Idiomas sem Fronteiras serão oferecidos aos Alunos de Instituições federais de ensino superior que possuam Núcleo de Idiomas;
  3. Os exames de Proficiência, que serão oferecidos a candidatos a intercâmbio em cursos de graduação, ou a candidatos de intercâmbio vinculados a edital do CNPq.

My English Online

O estudante que se inscrever na modalidade de ensino a distância do Inglês sem Fronteiras precisa se atentar a algumas exigências do curso. Para a inscrição, o aluno precisa ser estudante de escola de nível superior pública, ou instituição particular tendo tido no mínimo 600 pontos do ENEM, em exame feito a partir de 2009. Também é possível participar caso seja aluno em curso de pós-graduação strictu sensu vinculado e recomendado pela CAPES.

O participante da modalidade de ensino a distância precisa periodicamente fazer testes de progresso. Os testes são realizados a cada 60 dias, e ao final de 180 dias, o aluno realiza a prova final. Caso o aluno não faça os testes de progresso ou a prova final dentro do prazo estabelecido, seu acesso ao My English Online. Sua nota na prova precisa der de 60% ou mais para prosseguir para o próximo módulo do curso ou receber o certificado de aprovação final.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder