Enem 2017



O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado todos os anos pelo Ministério da Educação para avaliar milhares de estudantes em todo o território nacional. O exame é composto por quatro áreas de conhecimento a serem avaliados, a saber: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Enem 2017

Enem 2017 – Inscrições, Notas de corte, e muito mais!

O exame é direcionado para alunos que estão cursando o último ano do Ensino Médio ou que já concluíram e pretendem ingressar em uma universidade ou cursos técnicos que solicitam a nota do Enem como sistema classificatório e/ou eliminatório.

Provas do ENEM – O que cai no ENEM?

Como já foi dito anteriormente é o exame que avalia, anualmente, os conhecimentos dos estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio ou que já o concluíram. Esse programa foi criado, pelo Ministério da Educação, em 1998 e a partir do ano de 2009 passou a ser um método de seleção de candidatos para ingressarem no ensino superior.

No início, poucas universidades aceitavam o ENEM em seus vestibulares e aquelas que aderiram disponibilizavam, no momento da inscrição para as provas, um campo em que o candidato deveria marcar se gostaria que a nota do ENEM fosse utilizada no momento da correção das provas.

De 2009 para cá, muitas coisas foram alteradas. Hoje o Exame passou a ser obrigatório e requisito para concorrer a bolsas de estudos, nos principais programas educacionais do Governo Federal como, por exemplo, o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Além disso, acrescenta-se o fato de que através do ENEM, o aluno pode também obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para isso, ele deverá obter, como resultado, a nota mínima ou superior de 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na prova de redação.

Inscrições ENEM 2017 – Como se inscrever no ENEM

O candidato deverá acessar o site do INEP (http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial) e preencher um formulário onde deverá fornecer os seus dados pessoais, educacionais e socioeconômicos.

No sistema você poderá pedir a isenção da taxa de inscrição e o atendimento especial (caso precise no dia da prova). Ao final do processo, o candidato obterá o seu número de inscrição e senha de acesso ao portal onde poderá acompanhar todas as novidades.

Locais de Prova do ENEM 2017

Geralmente o candidato recebe o cartão de confirmação um mês antes da realização das provas e nele está inserido o seu nome completo, a língua estrangeira que optou para a prova (Inglês ou Espanhol), números do seu CPF e da sua inscrição, data, horário e local onde deverá comparecer para fazer o exame.

Prova do Enem 2017

Ela é realizada em 2 dias. No primeiro, os candidatos responderão 90 questões divididas em duas grandes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo disponível para a realização do exame é de 4h30 minutos. Confira já o calendário do ENEM 2017 e não perca os horários de provas do exame.

Já no segundo dia, os candidatos terão um prazo de 5h30 para responder as 90 questões divididas em duas áreas: Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e ainda produzir uma redação dissertativo-argumentativa, cujo tema é de assunto atual e será conhecido na hora.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder