Data de Emissão do RG – Como saber a data de expedição



O Registro Geral, mais conhecido como carteira de identidade, é o principal documento de identificação usado em território Brasileiro. Porém, para que o documento possua validade para alguns fins, é necessário que ele esteja atualizado, para garantir que a foto de identificação não seja muito diferente da pessoa atual. Para garantir isso, é fundamental saber da data de emissão do RG, para caso muito antiga, seja possível tirar nova vida do documento.

Data de emissão do RG

Data de emissão do RG – como consultar

Já existem leis que determinam de quando que deve ser a emissão desse RG, para que ele seja considerado válido, pois, por exemplo, um RG feito 10 anos atrás, não terá validade como documento oficial em diversas ocasiões que uma pessoa necessite praticar em seus atos cotidianos. Por conta disso, é sempre importante renovar o seu RG na data correta e não deixar passar muitos dias desse tipo de ação, pois, caso contrário, esse documento será invalidado e todo o esforço para que ele seja emitido não valerá nada na prática.

Para que serve a Data da emissão do RG

A data de emissão do RG é a data em que a vida do documento foi emitida ou atualizada. É importante frisar que essa data de emissão não é necessariamente o dia, no qual, você pegou o seu RG pronto, nem a data que você agendou seu documento, e sim a data em que o documento foi encaminhado. Muitas vezes, essa data de emissão acaba sendo um impedimento para que você realize alguns tipos de atividades, já que RG muito antigos acabam não sendo aceitos em diversas ocasiões, por medo de falsificação e má utilização desse documento.

Por exemplo, um RG que tenha uma data de expedição de dez anos atrás, não será válido nos dias atuais, já que se trata de um produto bastante antigo e, portanto, inutilizável perante a lei e algumas outras situações, como retirada de passaporte e também prestar Concurso Públicos ou até mesmo ir para uma simples votação.

Como consultar a data de expedição do RG

A data de expedição do documento está impressa na via do documento, na parte de traz, junto com os dados do cidadão responsável pelo benefício, conforme ilustrado na imagem abaixo:

expedição do RG

Data de expedição do RG

Porque é importante a data de emissão do RG

Essa é uma informação importante, pois garante que esse documento é original, afinal um RG muito antigo, pode ter uma foto muito desatualizada, que seja pouco identificável e isso acaba gerando benefícios para quem pensa em falsificar ou usar de forma criminosa esse documento.

Outra importância da data de emissão do RG, é que algumas mudanças no nome de uma pessoa, pode acontecer, por exemplo, ao se casar e mudar de nome. Assim, é de fundamental importância que esse nome seja corrigido o quanto antes, através de emissão de de um novo RG, para que esse RG seja válido como um documento legal.

Pois, caso uma pessoa seja casada e não mude o seu nome nos documentos legais, eles acabam não sendo válidos em diversas ocasiões, por isso, que essa data de emissão se torna importante dentro de um RG e também em outros contextos.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder