CNH Social – Habilitação Popular



Foi-se o tempo em que se tirar uma habilitação para carro ou moto era somente com o intuito de comprar o seu próprio veiculo como uma realização de um sonho. Hoje, tirar a CNH é essencial como qualquer documento que uma pessoa deve ter, pois se tornou um pré-requisito para se conquistar uma vaga de emprego. Por outro lado, a cada ano que passa, ela fica mais cara, já que o candidato precisa pagar as taxas e ainda o valor da autoescola. Mas se você se encontra desempregado ou mesmo que trabalhe e o seu salário não lhe garanta cobrir esta despesa o caminho ideal é recorrer ao programa CNH Social. Sabe como funciona? Venha comigo que te darei uma carona para te mostrar.

CNH social habilitação popular

CNH Social – Carteira Nacional de Habilitação Grátis

O que é o CNH Social?

É um importante projeto do governo e que vários estados brasileiros aplicam com o seguinte nome “Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação profissional de condutores de veículos automotores”, mas é melhor e mais simples dizer “CNH Social” que tem como objetivo viabilizar de forma gratuita as pessoas que possuem baixo poder aquisitivo a sua carteira de habilitação, tanto para quem vai tirar pela primeira vez como para quem deseja mudar de categoria.

Inscrição CNH Social: Quem tem direito?

Como o projeto visa beneficiar as pessoas que mais precisam deste auxilio, o governo estabeleceu os seguintes pré-requisitos para selecionar de uma forma correta e justa os candidatos que realmente necessitam do programa como a seguir:

  • Estar desempregado há mais de um ano (comprovação em carteira);
  • Ser um beneficiário do Programa Bolsa Família;
  • Estudar em escola da rede publica e apresentar um bom desempenho escolar no ano anterior ao da inscrição para a seleção do programa;
  • Ser ex-presidiário;
  • Receber no máximo 2 salários mínimos e/ou possuir uma renda familiar com valor de até 2 salários mínimos;
  • Ser portador de alguma deficiência física e
  • Ser um pequeno agricultor rural, cuja receita familiar seja de no máximo 2 salários mínimos.

Inscrição Habilitação Social

Se você se enquadra em algum dos requisitos exigidos anteriormente é só acessar o site do Detran do seu estado (que geralmente disponibiliza uma pagina exclusiva sobre o assunto), verificar as informações e orientações e fazer a sua inscrição. Lembrando que o site do Detran pode ser utilizado para vários objetivos, incluindo consultar as multas de algum determinado veículo.

O processo seletivo para 2016 ainda não foi aberto, mas poderá acontecer a qualquer momento, pois depende de cada Detran, o qual possui certa autonomia em cada estado que esteja presente. Para isso, é importante sempre acessar para saber quando serão abertos os períodos de inscrição para que possa tentar a sua vaga.

Assim como a inscrição é feita pelo site do órgão, o mesmo também disponibiliza a lista dos contemplados. Embora geralmente sejam abertas muitas vagas não se deve esquecer que muita gente se inscreve. Outro detalhe que não pode ser deixado de mencionar é que o numero de vagas disponibilizadas no processo seletivo varia de estado para estado, alguns podem abrir a oportunidade para 5, 7 ou até 10 mil, dependerá de cada Detran.

Por outro lado, se você conseguir uma vaga deverá verificar quais são as autoescolas que fazem parte do programa uma vez que, nem todas participam. Mas essa informação você também poderá obter com o Detran do seu estado ainda que, as autoescolas participantes já fixam nas suas paredes da recepção um cartaz informando que participam desse importante programa que auxilia muita gente que precisa.

Afinal, tirar a CNH é fazer um alto investimento que exige planejamento e, quem precisa e não possui condições financeiras para conseguir essa oportunidade tem, no CNH Social, a possibilidade de conquistar mais essa importante vitoria. Concorda? Deixe o seu comentário abaixo.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

5 Comentários - Adicionar novo comentário

Responder