Certidão de Quitação Eleitoral



Umas das grandes discussões que o Congresso teve no ano de 2015, era sobre como a Reforma Política deveria ser feita e quais aspectos ela deveria englobar, inclusive, alguns Deputados e Senadores chegaram a sugerir que se retirasse a obrigação do voto, ou seja, deixasse a decisão sobre votar ou não para a própria população brasileira.

Certidão de Quitação Eleitoral

Certidão de Quitação Eleitoral – Como tirar pela Internet

Essa lei não foi aprovada e o voto continua a ser obrigatório no Brasil, por isso, que é de fundamental importância apresentar a sua certidão de quitação eleitoral. Esse é o documento que diz que você está regularizado junto à Justiça Eleitoral e assim, está com suas obrigações cumpridas.

É fundamentação manter bem guardado a sua Certidão de quitação eleitoral, já que sem esse documento, você acaba sendo impedido de realizar diversas ações simples como por exemplo, pegar um empréstimo. Para quem ainda não possui esse atestado, é importante providenciar um logo, veja como abaixo.

Como tirar a Certidão de quitação eleitoral

Existem duas maneiras de se retirar a sua certidão de quitação eleitoral, para que cada pessoa decida qual a maneira mais cômoda de fazer a retirada desse documento. Confira quais são essas duas maneiras abaixo:

  • Pelo site do Tribunal Superior Eleitoral: Uma primeira maneira de obter a sua certidão de quitação eleitoral é acessando o site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e clicando em Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral. Depois desse primeiro passo, será necessário informar uma série de dados, como o Número do título de eleitor, o nome que costa no seu título, a sua data de nascimento e o nome do seu pai e da sua mãe.
certificado de Quitação Eleitoral

Página da Justiça Eleitoral destinada à Emissão do certificado de Quitação Eleitoral

Com esses dados, o próprio site já emite a sua certidão e você pode imprimi-la, para comprovar que você se encontra em dia com a Justiça Eleitoral.

  • Cartório: Uma outra forma de obter a sua Certidão de quitação eleitoral é indo até o cartório e apresentar o seu documento de identificação com foto e o seu título de eleitor, assim, caso sua situação esteja regularizada, o próprio cartório já vai emitir o seu título e você já deixa esse local com esse documento em mãos.

Para que serve a Certidão de quitação eleitoral

Essa certidão serve para demostrar que você votou ou justificou a ausência do seu voto nas últimas eleições e, portanto, está em dia com a Justiça Eleitoral do Brasil. Além do mais, essa certidão permite com que você possa realizar diversas atividades.

Por fim, assim como o certificado de reservista do serviço militar, a apresentação dessa certidão de quitação eleitoral é obrigatória em concursos públicos e editais federais. Ou seja, caso tenha o sonho de passar em um concurso, esse certificado é essencial para que você ao menos, possa se inscrever na prova e prestar os exames.

Documentos necessários para retirar a Certidão de quitação eleitoral

Para retirar essa certidão, não são exigidos muitos documentos e nenhum tipo de burocracia, apenas é necessário ao chegar ao cartório eleitoral, a apresentação do seu RG e do seu título de eleitor. Com esses dois documentos em mãos, já é possível retirar a sua certidão.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Responder