Cálculo hora extra: Como calcular hora extra



A hora extra é uma garantia do trabalhador brasileiro que garante que os empregadores não possam abusar aumentando a jornada de trabalho dos trabalhadores indiscriminadamente. As chamadas horas extras, ou seja, aquelas horas de trabalho que vão além do contrato convencional, fazem parte da rotina de qualquer trabalhador brasileiro, seja por um período do ano de fechamento de um projeto grande, seja por uma circunstância especial da empresa, por isso é importante saber como fazer o cálculo Hora Extra.

Cálculo de Hora Extra - Como calcular Hora Extra

Cálculo de Hora Extra – Como calcular Hora Extra

Saber o valor da sua hora de trabalho

Toda vez que um trabalhador exceda a sua jornada de trabalho, será necessário que o empregador pague a ele horas extras. As horas extras também são devidas nos seguintes casos:

  • Quando o empregado trabalhar durante o período de intervalo;
  • Quando trabalhar durante feriados ou no descanso semanal remunerado;
  • Quando seu turno for maior que 6 horas sem intervalo;

O valor da hora extra, na maioria dos casos, é o equivalente a 50% a mais no valor da hora do trabalhador. Dessa forma, se o trabalhador ganha R$ 10,00 por hora trabalhada, deve receber R$ 15,00 por hora extra trabalhada.

Cálculo de Hora Extra CLT

Mas, como está na constituição que o trabalhador deve exercer o máximo de oito horas diárias e 44 semanais, qualquer atividade realizada além desse horário, gera uma compensação financeira, chamado de hora extra, ou seja, um bônus no seu salário.

Cálculo de Hora extra CLT

Cálculo de Hora extra CLT

Qualquer situação em que o trabalhador exceda o limite de 44 horas semanais, 8 horas diárias, ou qualquer uma das regras citadas anteriormente, paga-se o excedente de trabalho em horas extras. Por exemplo:

  • Se um empregado com jornada de 8 horas de trabalho diárias eventualmente trabalhou por 9 horas, deve receber 1 hora extra;
  • Se um empregado fez uma jornada de 8 horas de trabalho, mas não teve horário de almoçou ou descanso, deve receber 2 horas extras, pois excedeu o limite de 6 horas sem intervalo.

Assim, saber calcular a sua hora extra é fundamental para garantir todos os seus direitos e pagamentos adicionais advindos dessas horas de trabalho a mais que você realizou.

Por isso, nesse texto, serão dadas todas as informações de como calcular o seu rendimento com horas extras e o que você pode realizar com elas, já que nem sempre elas são convertidas em dinheiro, muitas vezes, se ganha um banco de horas, as quais, acabam virando férias adicionais ou folgas esporádicas.

VEJA TAMBÉM:

Como calcular horas extras dobradas

Em alguns casos, a hora extra é o dobro da sua hora normal trabalhada, como nos dias em que você trabalhar em feriados ou domingos. Assim, se o seu chefe exigir que você trabalhe todos os domingos do mês, saiba que é seu direito cobrar o dobro por esse dia de trabalho, já que faz parte da constituição essa hora extra dobrada.

É importante prestar bastante atenção no seu salário final, para perceber se as horas extras foram devidamente debitadas e acrescidas ao seu salário fixo, já que, muitas vezes, alguns erros podem ocorre e é preciso ficar atento para você não sair prejudicado e não ter o pagamento estabelecido por lei.

Por isso, é importante manter uma tabela com o número de horas extras trabalhadas, assim, vai saber exatamente quanto deve receber ao final do mês e ter argumentos para discutir com o seu chefe, caso não tenha recebido o valor correto do seu trabalho.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Um comentário - Adicionar novo comentário

Responder