Agendamento Seguro Desemprego



O agendamento do seguro desemprego é um processo muito importante e obrigatório em muitas capitais e grandes cidades brasileiras para quem deseja solicitar o Seguro Desemprego. O agendamento deve ser feito o quanto antes, assim que a pessoa foi dispensada do seu último trabalho. Por ora, em tempos de crise econômica como a que o Brasil está enfrentando, muitos trabalhadores estão sendo dispensados pela falta de serviço, por isso esse serviço está cada vez mais requisitado.

Aprenda como fazer agendamento do Seguro Desemprego

Agendamento do Seguro Desemprego – como fazer, quem pode fazer

Quanto mais rápido você agendar o seu seguro desemprego, mais rápido você começará a receber o beneficio para que não fique sem recursos até encontrar novo emprego. Caso você nunca tenha pedido antes este beneficio, encontrará, neste artigo, as dicas e informações que serão importantes para se fazer o agendamento.

Agendamento online do Seguro Desemprego

Esta é uma novidade recente. O trabalhador não precisará mais enfrentar fila para pegar senha, esperar o atendimento para fazer o seu pedido, ou como se diz, “dar a entrada” no seguro.

Você ganha tempo e não perde, no mínimo, meio dia só para fazer esse procedimento. Agora você pode acessar o portal do SAA (Sistema de Atendimento Agendado) para fazer o agendamento ou o reagendamemto. O link de acesso direto a essa página é o seguinte: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Além de dar a entrada no seu seguro desemprego, o portal permite ainda fazer outros agendamentos como, por exemplo: Emissão da Carteira Profissional, Problemas no Seguro Desemprego e também Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Ao clicar no link que te informei, você deverá selecionar os dados para as Informações do Agendamento que são: Estado, Município, Unidade de Atendimento e o Tipo de Atendimento. Após clicar em “Prosseguir” uma nova janela será aberta e você precisará informar os seguintes dados: CPF, Data de Nascimento e Telefone para contato e clicar novamente em “Prosseguir”.

Ao final aparecerá nova janela com um calendário. Basta verificar os dias e horários disponíveis para o agendamento e assim finalizar com a sua marcação concluída. Este modo simples e fácil evita criar filas nas unidades de atendimento e te poupa de ter que esperar muito tempo. Gostou? Então deixe a sua curtida neste artigo abaixo.

Quem tem o direito de pedir o seguro desemprego?

Recentemente o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) modificou algumas regras para definir quem tem direito e quem não tem ao seguro logo após uma demissão no emprego. A mudança que já está em vigor é de que o prazo para se fazer o pedido pela primeira vez passou de 6 para 12 meses comprovados na carteira de trabalho.

Veja também: Realize você mesmo sua consulta seguro desemprego e saiba quantas parcelas ainda você tem e seus valores.

Essa medida foi tomada após se verificar que havia um grande aumento no pedido de seguro desemprego devido “a facilidade” do prazo e, com isso, esse numero crescente estava ficando muito caro para o governo manter.

Por outro lado, as demais regras permanecem inalteradas como a possibilidade de se fazer a solicitação se o trabalhador for demitido sem justa causa. Em alguns casos especiais, como o dos pescadores profissionais, eles podem pedir o beneficio quando em algum momento não podem fazer suas pescas quando as mesmas são proibidas em circunstancias em que há o período de reprodução dos peixes (defeso).

Seguro Desemprego Nova Regra

Assim como na primeira vez, muitas pessoas ficaram em duvida quanto ao pedido do seguro pela segunda e terceira vez. Veja a seguir como ficou:

  • Segunda vez – O trabalhador precisará comprovar, em carteira, que trabalhou 9 meses em 12 meses antes de ser dispensado.
  • Terceira vez – O prazo de seis meses sem interrupções de trabalho foi mantido e assim sendo você terá o direito de receber o seguro.
Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (133 votes, average: 4,76 out of 5)
Loading...

51 Comentários - Adicionar novo comentário

Responder