Abono Salarial 2018



O abono salarial 2018, conhecido também como 14º salário, é uns dos benefícios que a Constituição de 88 reserva aos trabalhadores, ele é aguardado por muitas pessoas como um presente de natal atrasado.

Porém, é necessário lembrar que nem todos os trabalhadores têm direito a esse dinheirinho extra no início do ano, confira nesse texto que tem direito ao abono salarial e como ele funciona.

Abono Salarial 2018 - Confira o calendário de pagamentos

Abono Salarial 2018 – Confira o calendário de pagamentos

Quem tem Direito ao Abono Salarial 2018

O abono salarial é somente pago aos trabalhadores que tenham cadastro no PIS há 5 anos, e trabalhado no ano anterior por pelo menos 20 dias com carteira assinada,  que não receba em média mais do que dois salários mínimos como rendimento mensal e por fim, que sua empresa tenha informado seus dados ao RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – para que o governo tenha ciência de sua contribuição.

Ou seja, essa é uma contribuição que o Governo dá, apenas as pessoas que tem mais necessidade, pois, caso contrário, o governo quebraria, pagando abono salarial a todos os trabalhadores brasileiros.

Veja mais em: Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS clicando nesse link.

Calendário Abono Salarial 2018

Calendario Abono Salarial

O Calendário de pagamento do Abono Salarial Caixa pode ser encontrado em agencias bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, postos autorizados de ambos os bancos, casa lotéricas e até mesmo em agências dos correios. Outra forma de consultar o calendário do PIS 2018 é através de aplicativos que informar o calendário de pagamento e também divulgam diversas outras informações importantes sobre esse direito do trabalhador. Fique de olho no calendário do seu Abono, pois ele possui uma data limite para o saque e se você não realizar o saque do seu benefício até a data limite, você perderá o direito de receber o mesmo.

Tabela do PIS/PASEP 2018

A Tabela do PIS é montado com base na data de nascimento de do cidadão que receberá o benefício, há no caso do PASEP 2018 a data de liberação do Abono é realizada com relação o número de cadastro no benefício do funcionário, ou seja você receberá o seu benefício de acordo com o seu número de cadastro no caso do PASEP.

Já para os que escolherem a opção de crédito em conta, deverá ficar atento pois nessa opção o Abono possui datas diferentes.

Abono Salarial 2018 PIS PASEP

Normalmente vemos o PIS e o PASEO serem citados juntos, porém é importante ter em mente que esses benefícios atende a classes de trabalhadores distintas, cada qual atende sua categoria de trabalhadores. Um serve para quem trabalha no setor público e outro para quem atua no setor privado.

  • No PASEP ou também conhecido como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, seu pagamento é feito por meio das agências do Banco do Brasil para os funcionários públicos;
  • Já no PIS também conhecido como Programa de Integração Social, o seu pagamento é feito através das agências bancárias da Caixa Econômica Federal e seu postos credenciados, esse mesmo se destina aos trabalhadores que atuam no setor privado.

Valor do Abono Salarial

Abono Salarial ValorO valor do benefício está relacionado ao de um salário mínimo. Ou seja em 2017 o valor do mínimo brasileiro era de R$ 937,00, mas como o salário mínimo 2018 foi reajustado no inicio do ano, o Abono Salarial passar ser de R$ 1.020,00. É esperado que para o próximo ano esse valor sofra reajuste como ele vem sofrendo a diversos anos, pois esse mesmo é atrelado ao valor do salário mínimo.

Novas Regras para o Abono Salarial

Regras Abono Salarial

Assim como o INSS, o abano salarial também sofreu a interferência do ajuste fiscal feito pelo Governo de Dilma Rousseff em 2015, com objetivo de aliviar o rombo que a previdência social tem anualmente. Com isso, novas regras foram criadas e esse benefício ficou ainda mais restrito e com um valor menor, uma má notícia para os trabalhadores mais humildes. Felizmente para a maioria dos trabalhadores, essas regras foram vetadas pelo Senado Federal, valendo hoje ainda as regras antigas para o recebimento do benefício

As novas regras do abono salarial, que foram vetadas, incluíam:

  • Que o trabalhador tenha trabalhado pelo menos seis meses no ano, antes a exigência era de apenas um mês.
  • O valor do abono salarial varia conforme o tempo trabalhado no ano, assim, se o trabalhador tiver contribuído por 12 meses, ele receberá o abono completo, enquanto, quem trabalhou seis meses receberá apenas metade do valor.

Essas medidas já foram aprovadas pelo Congresso e terão validade já a partir de 2016, por isso, o trabalhador precisa ficar ligado, para cumprir com suas obrigações corretamente, para receber o valor pelo qual tenha direito.

Pagamento do Abono Salarial 2018

O pagamento desse benefício, é feito de diferentes formas, de acordo com a maneira que o trabalhador preferir: Ele pode ser feito, por exemplo, por credito em conta, para os trabalhadores que tiverem conta individual na Caixa Econômica Federal.

Pode ser feito ainda direito na folha do pagamento do trabalhador, se a empresa tiver convênio com a Caixa ou ainda nos caixas físicos de agência da Caixa. Para isso, basta ao trabalhador apresentar o número do seu PIS e levar algum documento de identificação com foto para retirar o dinheiro, pela qual tem direito.

Para quem tiver mais alguma dúvida sobre o pagamento do abono salarial 2018, pode deixar algum comentário, questionamento ou dúvida aqui

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comentários - Adicionar novo comentário

Responder